Publicado em

JavaScript: Como Começar

JavaScriptO JavaScript está se tornando a principal linguagem na área de front-end, e no desenvolvimento web como um todo. E para ser um bom web developer é importante saber trabalhar com ela.

Neste tutorial, você vai poder começar a aprender a linguagem e entender para que serve o JavaScript. Além disso, vamos criar um Hello World em uma página bem simples.

Ao final, você vai ter começado a trabalhar com a principal linguagem de scripts da Web.


Antes de começar

Para aprender bem o JavaScript, você deve ter, pelo menos, uma noção básica de como a Web funciona. Para este tutorial, vou assumir que você já instalou as ferramentas básicas de um desenvolvedor web.


Entendendo o JavaScript

O JavaScript é uma linguagem de programação interpretada, e não tem nenhuma relação com o Java, mesmo tendo a sintaxe parecida com ela, além de C#, C++, e várias outras linguagens.

JavaScript é baseado no ECMAScript. Esta é uma linguagem bastante utilizada para a criação de programas no client-side, e você já deve ter visto algumas variações do ECMAScript, como próprio JavaScript, o JScript, e o ActionScript.

O JavaScript não tem tipos (em inglês: untyped), e isso significa que quando você cria uma variável, você não precisa definir o tipo dela.

Parece um pouco estranho, no começo, mas isso é um recurso da linguagem, que permite você declarar uma variável e atribuir um valor string, por exemplo, e, mais tarde, você pode atribuir um número para essa mesma variável.


JavaScript e os Web Sites


JavaScript e as Aplicações Web


Hello World com JavaScript

Quando você aprende uma linguagem de programação, faz parte da tradição criar um “Hello World” para que você possa ver como executar um programa simples.

Existem várias formas de escrever um Hello World em JavaScript, e eles diferem, principalmente, em como você deseja exibir a mensagem na tela.

Por exemplo, você pode programaticamente tornar o texto Olá Mundo visível ou invisível em uma página HTML, ou você pode exibir uma mensagem de alerta com o Olá Mundo nele.

Estes são bons exemplos, mas seria melhor se o primeiro exemplo iniciou-lo sobre a maneira correta de escrever código JavaScript.


Próximos Passos…